Edgar Degas - Pintor Impressionista
Capa Vida e Obra Edgar Degas - Pintor Impressionista
Edgar Degas - Pintor Impressionista E-mail
Vida e Obra
Escrito por Raí T. Rio   
Edgar Degas - Pintor ImpressionistaEdgar Degas nasceu Hilaire Germain Edgar de Gas aos 19 dias de julho de 1834, em Paris, na Rua Saint Georges. Filho de Pierre Auguste Hyacinte de Gas, banqueiro  e Célestine Musson, familia originária de New Orleans. Em 1853, 6 anos após a morte da mãe, figura importante em sua vida, Degas, recém formado no 2º grau, passa à freqüentar assiduamente o Museu Louvre e o Cabinet des Estampes da Bibliotheque Nationale de Paris. Esta imersão em instituições culturais, inspira Degas que passa a copiar os grandes mestres do passado, entre os quais Dürer, Mantegna, Rembrandt, Goya, Giotto,Paolo Uccello, Luca Signorelli, François Clouet, Hans Holbein e abre, mais tarde, o seu primeiro atelier no apartamento paterno da Rua Mondovi.
Já iniciado na vida artística, Degas passa a ser considerado um homem, de certa forma, extravagante porque ainda jovem já demonstrava seu caráter nada fácil, oscilando entre o mau humor e a insegurança. Mas verdadeiramente, Degas era um homem solitário, envolvido plenamente com seu trabalho e trancafiado em seu estúdio, sem quase nenhum outro interesse além do teatro. Nem mesmo as mulheres, objeto de estudo e atenção quase obsessiva do artista mereceu atenção parecida com a que dava ao seu trabalho.
Edgar Degas - Pintor Impressionista
De produção artística intensa, Degas foi injustiçado em sua época, uma vez que era alvo de críticas e não tinha seu trabalho apreciado como deveria. Hoje, o parisiense, grande Mestre das figuras em movimento e grande inovador na arte do retrato, o parisiense tem hoje suas obras reconhecidas e celebradas.
Considerado um impressionista, Degas na verdade percorre uma estrada totalmente diversa deste grupo de artistas, porque, ao contrário dos demais impressionistas, Degas nunca quis destacar-se totalmente do passado e o seu empenho artístico foi sempre voltado para conciliar o "velho" e o "novo".
Em 1854, Degas torna-se aluno de Louis Lamothe , discípulo do artista Ingres e pinta seu primeiro trabalho: “Portrait of the Artist”.
Após viver um tempo na Itália, Degas dar continuidade ás sua obras. Pinta “Portrait of René-Hiláire de Gas Roman Beggar Woman” em 1857 e “The Bellelli Family”, em 1858.
Em 1859, Degas volta definitivamente para Paris, e, mesmo com a sua rica bagagem cultural do "passado", se imerge totalmente na realidade do "presente", vivaz, dinâmico, moderno. Os seus modelos são aqueles que a realidade parisiense lhe oferece: cantoras de café-concerto, bailarinas, músicos de orquestras,lavadeiras, passadeiras, mulheres que fazem higiene pessoal, prostitutas, e também se dedica aos
retratos de familiares. Assim, seguiu a vida de Degas. Sua arte continuou, fez viagens, conheceu pessoas e lugares, encontrou inspiração, trabalhou intensamente e realizou grandes obras.
Por volta dos 60 anos, arruinado financeiramente por improbidade do irmão Achile e perda significativa da visão, Degas tornou-se mais isolado e fechado em si. Mas só depois de seus 83 anos, em 27 de setembro de 1917, Degas deu adeus à vida.
 
Banner

Banner